terça-feira, 21 de maio de 2024

EXCELÊNCIA DE NOSSA SENHORA E DO ROSÁRIO

EXCELÊNCIAS DE MARIA SANTISSIMA E DO SANTO ROSÁRIO 

Depois de outras perguntas (aos demonios na pessoa de um possesso) São Domingos lhes disse ainda:
« Qual é no céu a criatura mais terrível para vós, e ao mesmo tempo a mais digna do amor e do culto dos homens aqui na terra?" A esta pergunta os 
demónios deram um grito agudo que espantou a todos os assistentes. 
Mas o Santo, impondo silencio aos espíritos malignos, deu coragem ao povo consternado; obrigava todavia aos demónios a responder. « Ó homem de Deus», gritaram eles, «porque vos agradam os 'tormentos que sofremos? ! ... Contentai-vos com as penas que sofremos no inferno, e deixai-nos tranquillos ! » 
O Santo tornou: «Eu cessarei de 
vos atormentar quando tiverdes satisfeito á minha pergunta.» - «Ao menos», responderam eles, « deixar-nos falar-vos em segredo e não diante desta multidão de homens e mulheres, porque · senão perderemos muitos.» O Santo respondeu: «Isso é inutil, tendes de falar em alta voz e com voz clara e intelegivel. » 
Porém estes espiritos rebeldes se calavam sempre e se entregavam a tristes lamentações. Vendo-os obstinados; São Dpmingos prostrou-se e exclamou : « O Maria, Virgem santíssima ! pela virtude do vosso Rosario, obrigae os inimigos do genero humano a responder á minha pergunta.» Falava ainda e viam-se sair chamas dos ouvidos, do nariz e da boca do endemoninhado .. O povo tremendo de medo fazia o sinal da cruz. Entretanto os demónios diziam: « Ó Domingos, nós vol-o rogamos, deixar-nos ir embora; quando qui-zerdes, os anjos vos ensinarão. Nós somos mentirosos e enganadores.; os 
cristãos não darão credito a nossas palavras. Portanto deixar-nos tranquilos. »
· 
O Santo respondeu: «Não mereceis ser attendidos. » Depois pôz-se de joelhos e exclamou: «Ó dignissima Mãe da Sabedoria incarnada! este povo conhece já o culto do Rosario. Ah, pela salvação destas almas, eu vol-o peço, obrigai vossos adversários a dizer claramente a verdade sobre o que lhes perguntei.» _ 
Neste momento apareceu aos olhos de São Domingos uma multidão de anjos cobertos de armas de ouro e no meio deles a gloriosa Mãe do Salvador. Maria tocou com um ceptro de ouro no infeliz endemoninhado, e imediatamente os demonios gritaram: «Oh, nossa inimiga! nossa ruina ! oh, nossa confusão! porque descestes do céu para nos atormentar aqui? Ah, sois vós que impedis o inferno de se encher. Vós rogais pelos pecadores como poderosa advogada, e sois para eles o caminho do céu IT) Muito seguro e muito certo. E preciso responder-vos sem tardar. É preciso publicarmos nós proprios o meio e a maneira de nos confundir. Ó necessidade cruel! Ó terrivel maldição ! . . . CRISTÃOS, escutai-nos então», gritaram eles: «a Mãe de Jesus é toda poderosa para preservar os seus servos do inferno. Como o sol expulsa as trevas, assim Maria dissipa nossas tramas e nossos laços. Nenhum dos nossos embustes lhe escapa; inutiliza todos os nossos artificios. Ai de nós! somos forçados a confessai-o: de todos os que se consagram ao culto de Maria e perseveram, nenhum se perde. 
Um só de seus suspiros oferecido á Santissima Trindade é superior em excelência e em virtude ás orações e promessas dos outros Santos. Assim tememos mais a ela só do que a todos os outros reunidos. É impossível vencermos a um só de seus servos fieis. Infelizmente para nós, um grande numero dos que nos pertencem, na hora da morte se salvam, porque invocam a Maria. Se esta mulher não no-los retirasse e não reprimisse nossos esforços, ha muito tempo que teriamos acabado com a Igreja; muitas vezes teriamas feito perder a fé a todas as classes da sociedade cristã. Tambem somos obrigados a revelar que nenhum d'aquelles que perseveram na devoção prégada por Domingos, sofrerá os tormentos do inferno. Maria obterá para seus servos fieis uma verdadeira contrição de seus peccados e a graça de fazer uma boa confissão.»

Após estas palavras dos demónios, São Domingos convidou os assistentes a rezarem o Rosario, e a cada uma das Ave-Marias que rezavam, viam-se grande numero de demonios sair do corpo do pos-sesso em forma de brasas de fogo. Maria Santíssima estava presente ainda que invisivel para o povo. Ao terminar o Rosario, o Santo deu sua benção á multidão. Quanto ao endemoninhado, estava são e salvo. Este acontecimento converteu um grande numero de hereges. Tal facto não tem necessidade·alguma de argumentos. Notemos entretanto como as declarações dos demonios são conformes á doutrina ensinada pelos santos sobre o poder, a santidade, a bondade de Maria, sobre sua solicitude em salvar aquelles que a invocam, sejam quais forem os crimes que tiverem comettido, com tanto que perseverem em orar á Mãe de Misericordia com o desejo de se emendarem. Notemos tambem quanto custou a Satanás confessar o poder do Rosário. Deixou esta confissão para o último lugar e a fez resumidamente, porque o Rosario é o meio mais fácil e mais eficaz para nos atrair a protecção d'Aquela que não deixa perecer a nenhum de seus filhos. 
«Os demonios», diz São Bernardo, « fogem e desapparecem como a cera no fogo, todas as vezes que estão em presença de uma alma que pensa sempre em Maria, que a invoca com amor e a imita piedosamente.» Ora, pela devoção ao Rosario preenchemos todas estas condições: pensamos na divina Mãe, rezamos, meditamos suas virtudes e pedimos-lhe forças para as imitar. «Quem é fiel em honrar a Maria d'este modo», diz 
São Boaventura, «não se perderá eternamente.» «Ficai certos», acrescenta Santo Afonso, «de que se perseverardes até a morte na devoção a Maria, vossa salvação é segura.» Se os demónios perseguem os servos da Rainha do Rosário, os bons anjos, de sua parte, não cessam de os defender em nome de sua amada Soberana.

" Excelências do Santo Rosario "